DE DEZ ESPECIALISTAS em nutrição hoje em dia, nove dizem que o glúten faz mal pra saúde. Prá todo mundo e não só para os celíacos. Sempre fico imaginando do porquê aquele um discordar...valei-me santo google, ajudai-me sacrossanto Chat GPT, digam-me, o glúten é mesmo ruim? Mudaram nosso tão valioso trigo? Eis o resultado da pesquisa:
Sim, é verdade que o trigo de hoje é diferente do trigo cultivado na antiguidade, e o glúten também passou por algumas mudanças, embora o conceito básico ainda seja o mesmo. O trigo moderno é uma versão evoluída do trigo ancestral. A principal diferença vem das práticas de melhoramento genético, que foram realizadas de forma mais intensiva a partir do século 20. O trigo moderno, por exemplo, foi desenvolvido para ser mais resistente a doenças, para ter maior rendimento e para ser adaptado a condições de cultivo mais intensivos. No entanto, esse processo de seleção teve implicações na composição do trigo. O trigo mais antigo, como o trigo espelta, por exemplo, tem uma genética diferente, mais diversificada e menos modificada. Isso o tornaria, em teoria, mais fácil de ser digerido por algumas pessoas, além de ter uma quantidade de glúten um pouco diferente.
Bem, apostando naquele um especialista que diz que isso tudo é balela-comam-pão-a-vontade, vou continuar comendo pão com glúten(mas com moderação, como dizem as propagandas de cervejas) porque pão sem glúten custam o olho da cara.
É a realidade nua e cura amigo, intolerância à gluten e também à lactose, depois de o homem séculos e séculos bebendo leite, em razão do componente lactose que esteve sempre presente no leite das vacas. Há algo estranho mesmo atualmente, as modificações genéticas no trigo chegam a assustar. O que você sente quando observa aquele T amarelo de "transgênico" nas embalagens de alimentos? Assusta um pouco não é?
ResponderExcluirUma ótima reflexão amigo!
Maravilhosa semana!!
Boa tarde e uma excelente terça-feira. Excelente comentário e reflexão. Tenho uma prima, mineira e que depois de trinta e 4 anos, descobriu que tinha intolerância a lactose. Difícil escolher um alimento, seja de origem vegetal ou animal, que não tenha a letra T. Talvez os orgânicos? Outra questão, todos terão o dinheiro para comprá-los e consumi-los? Obrigado pela excelente reflexão e por dividi-la conosco.
ResponderExcluirUm nome novo para o blog, Eduardo? E gostei do " Inusitadoz...
ResponderExcluirO que acabei de ler é mesmo inusitado, Amigo . Não sabemos para onde nos havemos de virar, com tanta informação, nem sempre coincidente. Uns dizem que o glúten faz mal, outros que podemos comer pão à vontade e por aí vai...Antigamente os ovos tinham que ser consumidos com cautela e agora quantos mais melhor. Por enquanto, Eduardo, vou comendo de tudo, sem exageros e evitando ouvir os especialistas. Claro, que hoje em dia, as mudanças são muitas e os alimentos nem sempre são saudáveis, mas, o que podemos nós fazer? Nada! Se formos ler os rótulos saímos do supermercado de carrinho vazio. Beijinhos, Amigo e saúde !
Emília 🌻 🌻
Olá grande Eduardo!
ResponderExcluirAcho que no faz mal nenhum comer pão e leite. Como escreveu, são alimentos que já são consumidos há milhares de anos. O problema é que atualmente os alimentos são produzidos com pior qualidade e as péssimas também são mais sensíveis que antigamente. Quem é alérgico ao glúten e à lactose tem que tomar os devidos cuidados, os restantes... comam à vontade! 😃
Abraços! 😊
Interessante artigo 👏
ResponderExcluirEu não como muito pão, mas dado que não tenho alergias, compro pão normal.
Abraços
Boa tarde
ResponderExcluirGostei de ler este artigo.
As farinhas brancas são nocivas à saúde.
Prefiro pão integral , de centeiio e alfarroba. O pão português é muito bom, mesmo o trigo cozido ainda em forno a lenha é otimo, mas este vai sendo cada vez mais raro.
Beijinhos e boa semana.
Emília
Olá,
ResponderExcluirCom certeza os pães sem gluten andam o olho da cara; k
Mas atualmente já tem muitas receitas que funcionam que
dá pra fazer em casa.
Eu acredito que é a primeira vez que venho neste espaço...
Prazer em conhecer seu blog.
janice.
Oi, Edu, ihhhh ( kkkk), esse blog promete!!!
ResponderExcluirExcelente tema. Sabes, eu estou igual à Emília, lembro que alguns anitos atrás,
ovos faziam mal, tomate também...eu fazia suco de tomates para os 'homens' da casa,
depois, o tomate passou a ser vilão, e assim muitas coisas. Quando criança, meus pais me davam queijo diariamente, hoje quase não compro os derivados de leite. Que loucura isso. Não sei o que fazer, talvez me atirar do décimo andar... rssss
Carne vermelha o máximo 2 vezes/semana, outros dias frango e peixe. Dito por médico.
É aquilo, se lermos os rótulos que consumimos... pouca coisa resta.
Um Abraço Gaúcho!